Foto: Luan F. Saldanha
Na tarde da última terça-feira, 13, diversos coordenadores da saúde de Antonio João se reuniram para discutir a criação do Plano de Contingência das Arboviroses-2024. O encontro teve como foco o alinhamento de estratégias para prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika no município.
Durante a reunião, foram levantadas ações específicas que a Secretaria Municipal de Saúde pretende executar em conjunto com seus setores. A Vigilância Epidemiológica enfatizou a importância do momento, alertando para o período de sazonalidade dessas arboviroses. É vital o apoio e a atuação da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Medidas preventivas recomendadas:
- Manter bem tampados: caixas, piscinas, tonéis e barris de água.
- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada.
- Não jogar lixo em terrenos baldios.
- Ao guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
- Evitar acúmulo de inservíveis; não estocar pneus em áreas descobertas.
- Não acumular água em lajes ou calhas.
- Colocar areia nos vasos de planta.
- Receber a visita dos agentes comunitários de saúde e de endemias.
Essas medidas básicas são fundamentais para a eficácia do controle das arboviroses. A Secretaria de Saúde destaca a importância da parceria com a população para garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos.
"A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Contamos com a colaboração de cada cidadão para juntos construirmos um ambiente mais protegido contra as arboviroses", ressalta [Nome do Representante da Secretaria de Saúde].
O Plano de Contingência das Arboviroses-2024 reflete o comprometimento da administração municipal e da população em enfrentar os desafios relacionados a essas doenças, consolidando esforços para um ambiente mais saudável em Antonio João.