Alto contraste
Marcelo Pé, Vice-Presidente da Assomasul e Prefeito de Antonio João, prestigia evento que marca o lançamento do programa de apoio social, ambiental e de infraestrutura da Itaipu Binacional, "Itaipu Mais que Energia"
Prefeito de Antonio João esteve acompanhado do Secretário de Saúde Rafael Santos da Rosa.
19/08/2023 17:35

Marcelo Pé, Vice-Presidente da Assomasul e Prefeito de Antonio João, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Rafael Santos da Rosa, marcou presença no lançamento do programa "Itaipu Mais que Energia", promovido pela Itaipu Binacional. O evento ocorreu na última sexta-feira (18) em Foz do Iguaçu (PR) e contou com a participação de autoridades e representantes de diversos municípios.

O programa "Itaipu Mais que Energia" foi oficialmente lançado pela Itaipu Binacional como a maior iniciativa de apoio a projetos sociais, ambientais e de infraestrutura em toda a sua história. Através deste programa, será destinado o montante de R$ 931,5 milhões para os 399 municípios do Paraná e outros 35 municípios do Mato Grosso do Sul, abrangendo um total de 434 municípios e beneficiando aproximadamente 11 milhões de pessoas em uma área de 200 mil quilômetros quadrados.

Um dos diferenciais deste programa é a parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), que simplificará e tornará mais transparente o processo de repasse dos investimentos para as prefeituras e instituições contempladas. Durante a cerimônia de lançamento, a Ordem de Serviço foi assinada pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, em conjunto com o vice-presidente da Caixa, Marcelo Bomfim.

O programa está estruturado em quatro eixos de atuação: Manejo de Água e Solo, Saneamento Ambiental, Energia Renovável e Obras Sociais, Comunitárias e de Infraestrutura. Os municípios poderão cadastrar até três propostas, com limites de investimento por formulário definidos pela Itaipu.

Em relação ao evento, o Prefeito Marcelo Pé enfatizou a relevância do recurso destinado por meio do programa para Antonio João e os demais municípios contemplados em Mato Grosso do Sul. Ele destacou: "A iniciativa da Itaipu é de extrema importância para o nosso município e para toda a região. Esperamos que esses recursos se traduzam em melhorias significativas para nossa comunidade, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar de nossos cidadãos."

O programa "Itaipu Mais que Energia" representa um marco na atual gestão da Itaipu Binacional, unindo as seis diretorias da margem brasileira em prol da ampliação da área de influência da usina. Essa iniciativa é intrinsecamente relacionada à vida útil do reservatório de Itaipu e à produção de energia, impactando diretamente no desenvolvimento regional.

A adesão de Antonio João a este programa demonstra a busca constante por oportunidades que tragam avanços substanciais para a cidade, fortalecendo a perspectiva de progresso e qualidade de vida para todos os seus cidadãos.

Texto/Fonte: Joaz B.M.