Hospital Municipal bate recorde no número de consultas
PRESTAÇÃO DE CONTAS
01/10/2019 08:56
O número de consultas no quadrimestre aumentou de 2.107 para 3.101 e foram entregues quase 200 mil medicamentos na Farmácia Básica   Durante prestação de contas em audiência pública na Câmara Municipal, o Governo Municipal de Antônio João, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou balanço comprovando o aumento de 2.107 para 3.101 consultas no segundo quadrimestre deste ano no Hospital Municipal, ressaltando também o aumento no número de medicamentos entregues pela Farmácia Básica para a população atingindo quase 200 mil.   A prestação de contas refere-se aos meses de maio, junho, julho e agosto. O secretário de Governo, Afrânio Marques, destacou que nestes quatro meses o município adquiriu 347 equipamentos novos para atender o Hospital Municipal, a Atenção Básica e o setor de Fisioterapia. “Além dos novos equipamentos, batemos recorde no número de capacitações de profissionais no 2º quadrimestre deste ano. Em 2017 foram 17 capacitações; no 2º quadrimestre de 2018 foram 37 e neste ano de 2019 atingimos 47”, disse.   O secretário disse que também aumentou o atendimento de pacientes com medicação de alto custo de 26 no quadrimestre de 2018 para 30 pacientes no segundo quadrimestre 2019. “Neste mesmo período também aumentaram os atendimentos por demandas judiciais chegando a 83, gerando um custo de mais de R$ 44 mil. No Laboratório somente nestes quatros meses foram realizados mais de 9 mil exames. Atualmente a rede municipal de saúde oferece 49 tipos de exames”, explicou.   Nas práticas integrativas e complementares, como Aromaterapia, Fitoterapia e Florais, o secretário disse que foram mais de 1.300 atendimentos. “Na Farmácia Básica aumentamos a entrega de remédios para a nossa população de 151.633 no 2º quadrimestre de 2018 para 195.597 no 2º quadrimestre deste ano. A vacinação atingiu 1.005 pessoas no 2º quadrimestre. Aumentamos também as visitas domiciliares de 11.462 no quadrimestre do ano passado para 11.502 neste ano.   Outro ponto destacado pelo secretário Afrânio Marques, refere-se aos procedimentos nas unidades básicas de Saúde, Brum, Salvani e Teófilo que passaram de 4.800 no 2º quadrimestre deste ano. “Também temos que ressaltar o trabalho de bloqueio ao mosquito aedes aegypti para evitar novos casos de dengue que foi intensificado. Aumentamos de 360 no quadrimestre do ano passado para 540 neste ano.   As visitas dos agentes de vetores atingiram quase 7 mil quando existem no município 2.879 imóveis. Isso significa que eles passaram duas e até três vezes nos imóveis”. Sobre o Hospital Municipal, ele falou sobre o número de consultas aumentou na comparação com o mesmo período do ano passado de 2.107 consultas para 3.101. A administração de medicamentos aumentou de 1.386 para 2.802 e foram feitos 856 exames de raio-x. O atendimento com nutricionista, disse ele, aumentou de forma significativa saltando de 128 para 345. “No setor de fisioterapia foram mais de 1.000 atendimentos, adquirimos novos equipamentos e agora estamos preparados para atende um número ainda maior. Quanto as receitas financeiras, foram investidos no 2º quadrimestre de 2019 mais de R$ 1,8 milhão na saúde, sendo que mais de 336 mil são do Fundo Próprio da Saúde”, disse.   O evento contou com a presença da presença da presidente da Câmara Municipal, Cecília Cáceres; do vereador Élio Macaco, servidores do setor da saúde; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Orzeni; entre vários outros representantes de seguimentos da sociedade local. Os números detalhados foram apresentados em telão pela secretária municipal de Saúde, Patrícia Magalhães.