Para fortalecer as ações de vigilância em saúde nos municípios de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado entregou novos veículos que irão contribuir diretamente no combate às endemias. Entre os 14 municípios contemplados está Antônio João, que passa a contar com uma caminhonete Ford Ranger V6 2025/2026, zero quilômetro, adquirida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O novo veículo permitirá mais agilidade no deslocamento das equipes, ampliando a capacidade de resposta nas ações de controle e prevenção de doenças como dengue, chikungunya e zika, especialmente no período de chuvas e altas temperaturas.
O Prefeito Marcelo Pé compareceu à solenidade de entrega e destacou que o reforço chega em momento estratégico:
“Receber esta caminhonete representa um avanço fundamental para nosso trabalho de vigilância em saúde. A parceria com o Governo do Estado tem sido muito importante. Com esse veículo moderno e robusto, teremos mais eficiência para atuar no combate às endemias e proteger nossa população. É um ganho significativo para Antônio João”, afirmou.
Durante o evento, o governador Eduardo Riedel reforçou a importância da prevenção e do trabalho integrado com os municípios.
“O Estado é muito grato a todas as ações que têm transformado aos poucos essa realidade junto com os municípios. E não é tarefa fácil. É um esforço conjunto. Esta caminhonete é para já trabalhar, apoiar as ações de combate com foco na vigilância, que é onde começa o sucesso do sistema de saúde. O trabalho começa na prevenção, e é isso que a gente está buscando fortalecer”, destacou.
A entrega faz parte da estratégia estadual “Vigilância em Saúde – Vetores SES”, voltada ao fortalecimento das equipes municipais que atuam no controle de vetores e na promoção da saúde ambiental. Com veículos mais potentes e modernos, como a Ford Ranger V6, os municípios ganham mais mobilidade, autonomia e segurança operacional.
O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, lembrou da importância do reforço para o período atual:
“Nós estamos cumprindo o compromisso de entregar uma caminhonete para todos os municípios, para a vigilância. É bom lembrar que as chuvas já chegaram, o calor está aí, realmente esses veículos vêm em boa hora, para os municípios intensificarem suas atividades no combate e controle do mosquito Aedes aegypti”, afirmou.
Com as entregas mais recentes, Mato Grosso do Sul soma 51 veículos destinados exclusivamente ao fortalecimento da vigilância em saúde, totalizando mais de R$ 11,2 milhões em investimentos. Em 2024, as entregas de veículos para vigilância, transporte assistencial e suporte às equipes municipais já somam R$ 23,1 milhões.
O reforço coloca Antônio João em uma posição ainda mais preparada para enfrentar os desafios das endemias e garante melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam diariamente na proteção da população.
