Antônio João realiza ações durante o Dia Nacional de Combate ao Abuso contra Crianças e Adolescentes
ASSISTÊNCIA
18/05/2017 16:50
A Prefeitura de Antônio João, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou várias ações nesta quinta-feira, dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Logo pela manhã, uma equipe da Secretaria de Assistência Social fez trabalho de conscientização na região central de Antônio João. Foram entregues panfletos levando orientações de como proceder para denunciar casos de abusos cometidos contra crianças e adolescentes.   A secretária municipal de Assistência Social, Elisangela Cáceres, informou que além do trabalho nas ruas, a campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, também foi levado para as escolas de Antônio João. “Qualquer tipo de abuso pode ser denunciado através do telefone 100, sendo que a pessoa não precisa se identificar. A campanha deste ano tem o seguinte tema: Você não está sozinho! Sua denúncia gera uma rede de proteção à pessoa que sofre algum tipo de abuso”, disse Elisangela.   HISTÓRICO   A data é lembrada por um crime bárbaro acontecido no dia 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de oito anos de idade, foi sequestrada, drogada, estuprada e assassinada no Espírito Santo. Então, em 18 de maio de 1.998, cerca de 80 entidades públicas e privadas de todo o país reuniram-se para o 1º Encontro Brasileiro do ECPAT (organização voltada ao combate da exploração sexual de crianças e adolescentes) tiveram a ideia de criar nesta data o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. A partir daí a sociedade civil, em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.