Webmail
Fale conosco
Antonio João dá passo importante rumo à universalização da Saúde com o programa Telessaúde que oferece consultas com especialistas do Hospital Albert Einstein
Telemedicina aproxima diagnósticos precisos e de qualidade para a população, encurtando distâncias entre pacientes e especialistas.
O programa Telessaúde liga pacientes de Antonio João com médicos do Hospital Albert Einstein e possibilita consultas online com especialistas renomados, aproximando a medicina da população.
Foto: Joaz B.M.
15/08/2023 16:34

Um avanço notável na área da saúde foi conquistado pelo município de Antonio João, que deu um passo significativo rumo à universalização do acesso à medicina e exames com a implantação do programa Telessaúde que conta com Consultas com Médicos do Hospital Albert Einstein. Por meio da telemedicina, a população agora tem a oportunidade de realizar consultas com especialistas de diversas áreas, tornando o cuidado médico mais acessível e eficaz.

O programa de Telessaúde, que opera de forma online, é intermediado pela médica do Estratégia de Saúde da Família (ESF) Brum. Com um total de sete especialistas disponíveis, entre eles Cardiologista, Endocrinologista, Reumatologista, Pneumologista, Psiquiatra, Neurologista e Neurologista Pediátrico, todos afiliados ao renomado Hospital Albert Einstein em São Paulo, a telemedicina vem revolucionando a maneira como a população local recebe atendimento médico.

As consultas são agendadas por meio da regulação da saúde, com encaminhamento médico dos profissionais do ESF. Os pacientes são informados sobre o dia e horário marcados para a consulta, que ocorre no próprio ESF Brum de Oliveira. Essa abordagem inovadora não apenas agiliza o processo de diagnóstico, mas também elimina as barreiras geográficas que muitas vezes dificultam o acesso a especialistas.

A telemedicina tem se mostrado uma ferramenta valiosa para aproximar diagnósticos precisos e tratamentos de alta qualidade da população. Pacientes que estavam a mais de 1200 km de distância do Hospital Albert Einstein agora têm a oportunidade de receber avaliações médicas de renomados especialistas sem a necessidade de longas viagens. A agilidade e eficácia das consultas online têm potencial para transformar a saúde da população de Antonio João.

O Secretário Municipal de Saúde, Rafael Santos da Rosa, expressou a importância da telemedicina para a população. Ele afirmou que essa abordagem tem trazido diagnósticos cada vez mais rápidos e precisos, beneficiando a saúde dos moradores. A telemedicina se apresenta como uma solução promissora para melhorar os cuidados de saúde em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, pois possibilita atendimento médico, incluindo especialidades, de maneira remota, reduzindo custos e ampliando a acessibilidade.

O Prefeito Marcelo Pé também enfatizou o compromisso de melhorar o atendimento de saúde em Antonio João por meio da telemedicina. Ele mencionou que a busca por referências em outros municípios que já adotaram essa prática demonstra o comprometimento da administração com a melhoria constante. O Prefeito ressaltou que a telemedicina tem resolvido aproximadamente 80% dos problemas de saúde logo nas primeiras consultas, fortalecendo o atendimento básico em diversas especialidades e evitando que pacientes tenham que percorrer longas distâncias para realizar exames. A iniciativa visa proporcionar um atendimento médico mais eficaz, moderno e alinhado com as necessidades da população.

 

Texto/Fonte: Joaz B.M